Sagarana
Publicado em 30/05/2019
No cerrado sertão do Vale do Rio Urucuia encontramos a Vila de Sagarana, localizada a 58 km de Arinos e povoada por cerca de 600 habitantes. A pequena vila é o segundo assentamento da reforma agrária implantado pelo Incra Minas Gerais em 1973, que desapropriou as fazendas Boi Preto e Logradouro, entre outras, para criar o loteamento. O nome foi dado em homenagem a João Guimarães Rosa, que visitou a região em suas expedições.
Tem como economia principal a pecuária leiteira, agricultura familiar e extrativismo de frutos do cerrado, como o baru e o pequi. Em Sagarana encontramos saberes tradicionais da vila; quitandeiras, doceiras, fiandeiras, tecelãs, a lida campesina, Folias de Reis, apicultura, artesanatos com bambu, lutihieria de violas e violões. O artesanato da Vila é conhecido no Brasil e exterior e possui uma associação denominada tecelagem das veredas.
A região conhecida como bioma do cerrado é marcada pela presença de matas, rios cachoeiras, nascentes e veredas; com espécies vegetais como ipê, aroeira e jatobá e animais como araras, garças pombo, emas, lobos guarás, tatus-canastras e tamanduás- bandeiras, esta reserva é protegida e regulamentada pelo Instituto Estadual de Floresta (IEF).
O Parque Estadual de Sagarana tem aproximadamente 2.340 hectares e perímetro de 50.332 metros, tem como finalidade a preservação da natureza, sendo permitida na sua área a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico..
No distrito de Sagarana são promovidas diversas ações e eventos que buscam valorizar a cultura popular e fortalecer a identidade cultural do sertanejo; Cine Baru, Caminho do Sertão, Festival de Sagarana, Tradicional Festa de Sagarana, Cavalgada e outros.
Fonte:
Secretaria Municipal de Cultura
www.festivalsagarana.wordpress.com