Setembro amarelo: Palestra alerta sobre prevenção do suicídio no CRAS II.
Publicado em 18/09/2019
Para ampliar a conscientização da prevenção ao suicídio, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS II ), realizou palestras e rodas de conversas nos grupos de Serviços de Convivência e Fortalecimento de vínculos - SCFV, junto aos grupos de Adolescentes, Mulheres e Idosos e também na Escola Estadual Garibaldina Fernandes Valadares e PSF Primavera I, para marcar a campanha “Setembro Amarelo”.
As palestras tiveram o intuito de discutir a importância de conversar sobre depressão e suicídio, sem barreiras; desmistificando ambos os temas, isto é, rompendo com esse tabu. O assunto é bastante sério, um problema de saúde pública.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo e é a segunda principal causa de morte entre indivíduos com faixa etária entre 15 e 29 anos.
O fato que não precisa ter peso para falar sobre prevenção ao suicídio, porque a gente está falando de vidas, muito das vezes estas pessoas só precisam serem ouvidas com atenção, sem julgamentos e ajuda-las a entender seus sentimentos diz a psicóloga do CRAS II, Ivanete Cordeiro dos Santos.
No Município temos profissionais qualificados dentro dos CRAS, CREAS, PSFs, NASF e na educação.
“Você não esta sozinho”!