Proprietários rurais podem emitir CCIR em Arinos
Publicado em 09/04/2018

A Prefeitura de Arinos, através da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), está realizando a emissão do Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR). O documento comprova o cadastro do imóvel rural no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), que é administrado pelo Governo Federal e armazena informações de imóveis rurais de todo o país.
O CCIR é necessário para proprietários rurais que precisam ou desejam desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda sua área, utilizar como garantia para tomada de crédito rural ou para homologação de partilha amigável ou judicial em casos de sucessão após morte do dono. O documento é semelhante ao IPTU e o cálculo dos valores a serem pagos é feito de acordo com cada propriedade, baseado em fatores como plantio, criação de animais ou outras variáveis.
Os proprietários de imóveis rurais de Arinos podem emitir o documento de forma gratuita todas as terças e quarta-feira, na Secretária de Agropecuária e Meio Ambiente.
Após o preenchimento do formulário de requerimento, será emitido o certificado, que garante a emissão do boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU) da taxa cadastral. O CCIR só é validado após o pagamento, que pode ser efetuado apenas na rede de atendimento do Banco do Brasil.